20.março.2019 - «EngraçARTE as memórias...» com cinema de outros tempos


Na tarde de quarta-feira, dia 20, o EngraçARTE recebeu os seus amigos do Centro Comunitário da Paróquia da Parede no auditório da ESFLG, para reviverem os velhos tempos do cinema português ... e reavivarem memórias. A professora Regina fez uma seleção de excertos dos filmes que os nossos amigos mais velhos viram quando eram mais novos e que a sua memória ainda guarda lá num cantinho.

Nada melhor do que voltar a deliciar-se com momentos hilariantes de «Aldeia da roupa branca», «O pátio das cantigas», «A canção de Lisboa», «O pai tirano», «O leão da Estrela» e «O Costa do Castelo», porque os filmes antigos são muito melhores, diz-nos a D. Zilda:

Todos os alunos procuraram criar o ambiente de cinema, ajudados pelas professoras Regina Brasil, Cristina Esteves e Helena Moreira. Houve pipocas quentinhas, feitas no microondas, depois distribuídas em saquinhos individuais, juntamente com sumo (sem açúcar adicionado). Até houve alunos que trouxeram almofadas para que as cadeiras ficassem mais fofinhas e confortáveis para os seus amigos com mais idade.




Assim, a sessão começou, com jovens e idosos a cantar a música «água fria na ribeira» que ecoava em várias vozes.

Depois, a professora Regina foi passando os excertos dos filmes e conduzindo a sessão para que as lembranças viessem com mais rapidez.
Ainda se lembram do exame da personagem Vasco Leitão?

Os risos foram muitos. Os mais velhos explicavam os momentos dos filmes aos mais novos, que estavam ao seu lado. Lembravam-se muito bem dos nomes das personagens e da ação dos filmes. Olhem lá o Sr. Anastácio de «O leão da Estrela»:

E muitas lembranças aconteceram. Que bom que era, até a D. Amélia conseguia lembrar-se da conversa entre o Vasco Santana e a Beatriz Costa: 



No fim, a conversa mostrava o balanço positivo de termos contribuído para o bem estar dos nossos amigos. A Maria Eduarda escutava a D. Augusta, que nos agradecia:

Mas também a Maria Eduarda estava contente com aqueles filmes desconhecidos:

O senhor Júlio, acompanhado pela sua amiga Maria, parece ter sabido cantarolar as letras:

A  D. M.ª da Ressurreição também estava bem disposta.
Antes de abandonar o auditório, lá estava a famosa fotografia do grupo de amigos.

Esperem! Chamem a animadora Marisa Correia! Encoste-se aqui à esquerda.


Lá estão o Sr. Júlio, a Duda, a prof.ª Cristina, o Diogo Gonçalves, o Manel, o Vicente, o Rodrigo, a Mariana, a Margarida, o Ralha, a Rute, o Mateus, o Chong, a Sara, a Leonor, a Carolina, o Dinis, o Tomás, a Frederica, a Sarah, a Luísa, a Lara, a Lia, a Vicktoriya, a Maria, a Lisa, a D. Arcelina, a D. Amélia, a prof.ª Regina, a D. Zilda, a D. Augusta, a D. Ressureição e a D. Prazeres.

Por fim, frente à ESFLG, esperava-se a carrinha que levaria estes senhores a casa.
Eles pediam-nos para continuarmos a manter os nossos encontros.
Que boa a sensação de contribuirmos para a alegria dos mais velhos!




Sem comentários:

Enviar um comentário