20.fevereiro.2019 - «EngraçARTE as memórias...» com fotografias


Acompanhados das professoras Regina Brasil e Cristina Esteves, alguns alunos das turmas 8.ºA, 8.ºC e 10.ºC1 saíram da ESFLG, na sua tarde livre de 4.ª feira, a pé, em direção ao Centro Comunitário da Parede, dando seguimento à preocupação que têm com os outros, desta vez  «engraçARTE as memórias ... com fotografias». Cada aluno levará fotografias suas e cada idoso terá também foptografias suas e de familiares, de modo a que se inicie uma conversa sobre o próprio ou familiares numa espécie de «Conta-me como foi...». Os alunos sabem que devem estimular as memórias dos idosos, levando-os a recordarem-se de situações através das fotografias.


À saída da ESFLG


Tomás, Chong, prof.ª Cristina, Bernardo, Manuel, Tiago, Luísa, Maria, Lara, Bernardo L., Bernardo S., FranciscoFrederica, Leonor, prof.ª Regina, Lisa, Alina, M.ª Eduarda
(Lia e Vicente estavam à entrada do CCPP)


A ação de voluntariado visou criar estratégias de diálogo com os utentes do centro e assim aconteceu.
Partindo da apresentação dessas fotografias, da descrição de pessoas e de objetos, bem como da narração de acontecimentos, foram criadas interações entre jovens e idosos, estimulando as recordações e a fala, colocando os alunos em situação maioritária de ouvintes.
A tarde foi muito bem passada, muitas memórias surgiram.


Lia e Lara Silva, 8.ºC

Lisa, 8.ºC
O senhor a explicar a sua família através das fotografias

Tomás, 8.ºC, e Leonor, 8.ºA

A D. Celina e o Tiago, 8.º C



Frederica, 8.ºA,  e M.ª Eduarda, 8.ºC

Bernardo e Chong, 8.ºC

Bernardo, 10.ºC1 e Manuel, 8.ºC

Francisco, 10.ºC1, Luísa e Vicente, 8.ºC

A Luísa a ouvir a explicação das fotografias




Manuel, 8.ºC


Alina, 8.ºC


Sem comentários:

Enviar um comentário