5.dezembro.2020 - 1.º lugar «Galardão escola Voluntária»

 




A Câmara Municipal de Cascais conferiu o 1.º lugar do Galardão Escola Voluntária ao projeto EngraçARTE.
O prémio são 500 euros e um prémio individual a cada aluno participante. O anúncio é visível na página da Câmara Municipal de Cascais deste dia.




Estamos contentes. Desenvolvemos várias ações sem qualquer objetivo de distinção ou de sermos premiados. 
Ver que as ações desenvolvidas foram de reconhecido valor dá-nos a responsabilidade de continuar a fazê-lo, mais e melhor.

A pontuação das escolas é visível  aqui

Deixamos aqui a recordação de algumas imagens do que fizemos (basta clicar na data): 







6.novembro.2020 - «Escola amiga da criança»

 

A terceira edição do concurso «Escola amiga da Criança» voltou a atribuir essa distinção à ESFLG, ao EngraçARTE (mais uma vez) e também aos projetos «A ginástica do Bolinhas- 11.ºD» e ao Prévio. 

Obrigada a todos os alunos que integraram as atividades do EngraçARTE.

O Francisco Bolinhas já interveio ativamente em vários projetos, designadamente no voluntariado no Centro Comunitário da Paróquia da Parede, mas, desta vez, deu largas à sua imaginação e construiu um aparelho (quase de ginásio) para se ginasticar em período de confinamento.

Mostrou como é possível a reciclagem, a sustentabilidade e a defesa do ambiente, para além do cumprimento da máxima «Mente sã em corpo são».

Muito bem, Bolinhas!

Ficam aqui algumas imagens.







O Bolinhas pediu à mãe umas tábuas que por lá existiam e decidiu reciclá-las na construção do seu aparelho.

Utilizou os conhecimentos da Física e da Geometria Descritiva, fez os cálculos e pôs mãos à obra!

Agora era necessário arranjar um espaço disponível (não podia ser pequeno) para fazer o aparelho crescer à sua vontade )à dele e à do Bolinhas!)



Arranjou-se o espaço e assim foi crescendo, ocupando a mente e a força do Bolinhas!


                                         


Terminado o projeto, estava um aparelho seguro e eficiente, passível de existir num qualquer ginásio alternativo e sustentável, como agora tanto se fala na defesa do meio ambiente.

                                                       
Parabéns, Bolinhas! 
Pela criatividade, pela dedicação e pela distinção que obtiveste para a tua escola!




6. abril.2020 - Laço Azul


Todos estamos em casa, em confinamento, mas Abril é o mês do laço Azul.

Laço Azul 2019

Desejamos que todas as crianças sejam acolhidas com muito amor nas suas famílias.

Não foi possível dar seguimento a atividades que já estavam preparadas (foi adiada a conferência «Vénus, o gémeo falso», pelo investigador do Instituto de Astrofísica, desenvolvida em colaboração com a professora Mónica Gutierres, sob sugestão de encarregado de educação do 10.º D).

Também não podemos continuar a ensaiar a peça de teatro «O Bojador», de Sophia de Mello Breyner. 
Queríamos apresentá-la no fim do ano letivo e desafiar os nossos parceiros do Centro Comunitário da Parede para um espetáculo final.

Melhores tempos virão. 
A solidariedade para com os mais velhos é, agora, ficarmos em casa!

Lar de Melgaço

Até lá, o EngraçARTE e a ESFLG deixam um abraço, daqueles que ainda se podem dar!





15. janeiro. 2020 - «Filosofar com falácias» - os professores falam de Filosofia



Esta é a segunda parte da comemoração do Dia da Filosofia, que complementa a atividade realizada pelos alunos no dia 20 de novembro sobre a liberdade de expressão. 
Esta data foi acordada pelos professores de Filosofia, tendo em conta que o fim do primeiro período era uma época muito agitada, como sempre é, para a realização deste encontro.

Assim, o EngraçARTE convidou a professora Teresa Cristóvão, da Escola Secundária de Cascais, a vir reproduzir, na ESFLG, para os professores de Filosofia da nossa escola e de outras escolas interessados em comparecer, a palestra apresentada no Encontro Nacional de Professores de Filosofia, em setembro último.






Dirigimos uma informação-convite às direções das escolas do concelho de Cascais (ainda incluímos a Quinta do Marquês) e, na tarde, do dia 15, reuniram-se as professoras de Filosofia da ESFLG, da Ibn Mucana e de Alvide (e também a Inês Almeida, uma ex-aluna da escola que estuda para ser professora) para ouvir e interagir com a professora Teresa Cristóvão, que tão solidariamente partilhou o seu conhecimento, prestando esclarecimentos, sempre tão bem disposta e tão motivadora nas palavras que a caracterizam.



No fim, um chá quentinho e uns bolinhos acompanharam as últimas discussões filosóficas.